Ir para o conteúdo
GovBR Navegar para direita

Profissão Economistas

Postado por: BRUNO FERREIRA CAETANO

    Em comemoração ao dia 13 de agosto, dia do economista, o Observatório de Economia da UFMS preparou um breve resumo sobre esta importante profissão. Desde 13 de agosto de 1951 a profissão de economista é reconhecida no Brasil, portanto, todos os formandos de cursos de ciências econômicas reconhecidos pelo MEC e que estão em dia com os conselhos regionais podem atuar na área (OKABAYASHI, 2010)

    Economia é definida como “ciência que estuda os fenômenos relacionados com a obtenção e a utilização dos recursos materiais necessários ao bem-estar” segundo a Oxford Languages (2022), por ser uma definição muito ampla cabe um maior detalhamento de suas atividades. Se trata de uma ciência social aplicada, ou seja, tem como objetivo as necessidades da sociedade como um todo (UniBH, 2020). o campo de trabalho é amplo, pode-se atuar nas mais diversas áreas, com destaque para consultorias, mercado financeiro e bancário, além de cargos públicos administrativos. A formação do economista é multidisciplinar e abrange desde estatística, métodos matemáticos e econometria até economia política, formação econômica do Brasil e do capitalismo, o que subsidia esses profissionais com conhecimento muito diverso permitindo que tenham uma visão ampla e multifatorial dos problemas sociais e econômicos, e dessa maneira, propondo soluções que buscam o desenvolvimento econômico e social de uma determinada região.

    Segundo Okabayashi (2010), muitos consideram os economistas pessimistas ou até mesmo desumanos, isso acontece pois as épocas que estes profissionais mais atuam são nas crises econômicas e muitas vezes as soluções propostas podem ser classificadas como duras pela população, muitas são as críticas até mesmo dos próprios economistas de que esta ciência deveria explorar mais o campo social ao invés de ficar preso aos números e planilhas.

    Dessa forma, o Observatório de Economia parabeniza todos os profissionais de economia! 

  

Referências

OKABAYASHI, Silvia Cristina da Silva. A profissão do economista. São Paulo 2010. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/ReFAE/article/view/1839/1841.

UNIBH. Ciências Sociais Aplicadas. Disponível em: https://www.unibh.br/blog/o-que-e-realmente-estudado-na-area-de-ciencias-sociais-aplicadas/

 

Texto elaborado por:

Felipe Tartari Mongelli. Acadêmico do 6º período do curso de Ciências Econômicas- Esan/UFMS.

Supervisão Profa. Dra. Luciane Carvalho do curso de Ciência Econômicas- Esan/UFMS.

luciane.carvalho@ufms.br

 

VERSÃO EM PDF

Compartilhe:
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.